Esses dias, eu estava verificando meus livros de história que o governo sempre pediu para devolver, mas nunca devolvi. Estava vendo mais que as histórias da história... estava pesquisando sobre a história dos negros. E desde a escravidão até a abolição descobri que os livros de histórias contam um verdadeiro conto de fadas e depois disso num existe mais negros, pelo menos não nos livros.
Vi que a Europa em ascensão estava pegando os negros do litoral da África e escravizando, daí pensei logicamente, por que não invadiram o interior da África para fazer um arrastão geral? É claro, nem que juntasse a Europa inteira, não conseguiriam jamais tirar os negros de lá, apanhariam e morreria e os negros venceriam, então me perguntei, como foi escravizado aquele povo? Novamente é óbvia a resposta: assim como América, Ásia e Europa a África vivia em guerra consigo mesma e os negros vencedores vendiam os negros derrotados.
Decepcionado por conhecer a verdade? Em que negros escravizava negros, então ouça mais. Aqui no Brasil lançou um sistema chamado “Escravo de Ganho”, onde os escravos poderiam juntas dinheiro e comprar sua liberdade. Imagine um senhor de escravo que tem que manter o escravo vivo (( chicotadas e deixa-lo quase morto de fome é coisa de cinema )) eles tinham que manter o escravo sempre em boa forma para poder trabalhar bem, pois se o escravo morresse teria que comprar outro, o que seria muito difícil.
Com o dinheiro e sustento que era dado para o escravo poder sobreviver, o escravo ajuntava uma parcela e com um tempo comprava sua liberdade. Daí o trabalho que ele fazia para o seu senhor passava a fazer para si mesmo e finalmente comprando um escravo (( Zumbi de Palmares deixou indícios históricos de que teve escravos )).
Daí então pensamos na princesa Isabel, que muitos acreditam ser altruísta por libertar os escravos simplesmente por ser gente boa. Na verdade, essa tática de dar libertação é apenas uma forma de reduzir gastos. Por exemplo: um negro trabalhava pra mim de dia e noite, mas eu teria que manter um lugar para dormir, alimento para sustenta-lo, ferramentas para que ele trabalhasse, vivia uma vida ruim, porem tudo no custo do seu senhor, inclusive de passasse mal ou morresse, até o sepultamento deveria ser providenciado por seu senhor.
Agora ele liberto, o senhor teria que pagar um salário miserável, e não mais sustentar o escravo, nem sequer dar a ele um local para dormir ou coisas de qualquer gênero. Teria apenas que pagar um salário miserável e assim os escravos continuaram vivendo miseravelmente, claro que os livros históricos omitiram isso transformando essa história triste em um conto de fadas onde os escravos sofriam e foram libertos e assim se tornaram felizes e iguais aos homens em geral. Saiba que para ter um final feliz a história sempre será mudada, pois os que as escrevem são os que vencem em cima da desgraça alheia.
LUTO, por um mundo onde para um ganhar, o outro nem sempre precise perder.
sexta-feira, 18 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
muito excelente primo! *-*
Sabia sobre a princesa Isabel, mas não sabia sobre a venda de escravos por escravos na Africa D:
realmente... conto de fadas nos livros de historia de paises (não só como o Brasil, mas todos que já se envolveram em uma guerra)não PODEM ter um final feliz ¬¬' por que sempre alguém terá que morrer, se nunca ninguém querer resolver isso com calma e coerência ://
Postar um comentário