Espionagem sem erro é coisa de cinema, começo normal, meio intenso e final feliz... também são. Quem acha que grupos de espiões nunca erram, é porque não conhece um grupo espião de verdade, mas é claro que temos também que dar uns créditos para o azar, mas nunca eliminar a chance da burrice... então vamos dar notas de 0 a 10 às burrices e ao azar da maior empresa de espionagem do mundo.
Operações que foram excluídas dos computadores da CIA...
... mas não da história. A CIA (agencia secreta americana) é a principal responsável por ter inimigos tão fortes em outras partes do mundo. O Talibã é um grupo que controla boa parte do Afeganistão e um dos piores inimigos do EUA. Porém o responsável por armar e treinar esse grupo todo foi nada mais nada menos que a CIA. Nos períodos de Guerra Fria, a União Soviética queria invadir o Afeganistão para montar ali uma base, e os Estados Unidos tiveram a brilhante ideia de treinar rebeldes islâmicos para dominar o local. Depois de retirar os soviéticos do local o Talibã queria restaurar o país, o que não foi aprovado pelo governo americano causando revolta no Talibã (que anos depois se aliou com a Al Qaeda de Bin Laden) e tornando essa a famosa história de Criador vs Criação.
NOTA BURRICE = 8,0
NOTA AZAR = 6,5
Se fosse só isso tava bom, mas os EUA colecionou grandes inimigos no decorrer da história e entre eles também esteve o Irã, que na verdade é um grande perigo graças a seu programa nuclear. O Irã juntamente com a China tem um programa de bombas nuclear muito perigoso para todo mundo e tudo isso graças a brilhante ideia da CIA: eles mandaram um cientista especializado em bombas para entregar um plano onde a bomba nuclear fosse incrivelmente potente mas nunca fosse capaz de entrar em ação. Todos estavam cientes do caso, exceto o cientista. Poxa CIA que bola fora heim?
NOTA BURRICE = 9,5
NOTA AZAR = 3,0
Os sete pecados capitais da espionagem.
Especialistas das empresas de inteligência construíram uma lista de erros que podem jogar toda uma forte operação no lixo. Segundo peritos no assunto providencias simples podem garantir o sucesso ou a derrota veja a seguir os sete pecados capitais da espionagem:
1 – Deixar Documentos Confidenciais em Cima da Mesa.
Você tem um plano perfeito, vai ao shopping pela manhã onde encontrará o suspeito, vai seguir ele até o hotel do quarteirão seguinte e finalmente aborda-lo com a boca na botija pagando os futuros assassinos de grandes nomes do seu país. Mas infelizmente você não encontrou o suspeito no shopping e quando volta ao seu hotel percebe que os papéis em cima da mesa sumira. Parabéns você errou feio e agiram antes de você.
2 – Portas e Gavetas Destrancadas.
Claro que qualquer bandidinho de meia-tigela consegue estourar uma fechadura ou talvez abrir com um grampo, mas pra que facilitar o trabalho do espião alheio?
3 – Esquecer a Identidade.
Esteve na Austrália há dois meses e lá se chamava Antonio da Fonseca Mendonça, era arquiteto formado por uma universidade local, já hoje você está no Japão e passou sua identidade como Armando Russevelt Policarpo e é um design poderoso em games formado nos Estados Unidos, se você por algum segundo errar a identidade você estará lançando todo um projeto no lixo, fazendo uma cesta de três pontos.
4 – Anotar em Agendas Nomes ou Senhas.
Agentes devem memorizar tudo quanto possível e agenda é o primeiro lugar onde um espião adversário pode procurar uma informação.
5 – Usar o Mesmo Telefone Mais de Uma Semana.
Grampear um telefone e até mesmo um celular é muito complicado para nós (meros mortais), mas não para um espião treinado para fazer isso em segundos, o ideal é trocar sempre que possível o numero de celular e quando suspeitar estar sendo ouvido por terceiros, conversar como uma pessoa “normal”.
6 – Ser Emotivo.
Não pode ser emotivo em hipótese alguma. Relações com os informantes é aceitável, mas apenas se for por fins profissionais. Se algum amigo morrer (o que não é tão anormal), esfrie a cabeça antes de sacar a arma e matar a torto e direita. Cuidado para não se apaixonar por alguém que pode ser uma “isca” para te pegarem. Ou você nunca notou que em cada filme James Bond pega uma mulher diferente?
7 – Cuidado com Materiais Jogados na Lixeira.
Se estiver em missão em outros países, estados e até mesmo dentro da própria empresa, é sempre bem ter escondida uma máquina de triturar papéis. Afinal o inocente faxineiro pode muito bem ser o seu pior inimigo.
AMANHA VOCE CONFERE OS MAIORES ESPIÕES DE TODOS OS TEMPOS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário