segunda-feira, 30 de março de 2009

Espionagem Atraves dos Séculos



Eu simplesmente duvido que espionagem seja tão novidade para alguém, todos temos um pouco de espiões e espiados dentro de nós. Mas a questão é que espionagem é uma profissão que sempre existiu, quando falarem que a profissão mais velha do mundo é a prostituição tire uma casquinha (com provas) de que isso não é a pura realidade.

Espionagem através do milênios.

Agora você obviamente vai querer saber porque estou falando isso e lá vai: a Bíblia, conta que, na luta conquistar a Terra Prometida os hebreus se infiltraram junto aos inimigos! No Ilíada, menciona de agentes entre gregos e troianos. Já no Oriente, grandes nomes como Chanakya e Sun Tzu, dão muita importância para os espiões, e por volta ainda de 2000 A.C. os faraós remunerava muito bem aos agentes secretos do seu grupo.

Os tipos de espiões.

Sun Tzu foi criador do livro A Arte da Guerra e no livro ele dá a importância devida aos espiões os separando em 5 grupos diferentes:

Os nativos: São contratados entre os moradores do local. O interno: É, geralmente, um funcionário inimigo (o famoso traidor). O agente duplo: Esse agente são os espiões adversários que caem nas mãos do rivais e revelam.
Os liquidáveis: Esses são os responsáveis por transmitir informação (óbvio), porém, falsa!
O flutuante: E o flutuante é o que faz comunicação entre todos os grupos.

Ou seja, Sun Tzu dizia que os agentes devem ser o grupo mais bem pago para que não venha trair suas origens e entregar as guerras, que por sua vez, podem mudar o rumo da história.

O que espionar.

Mas enfim não, da já para achar que sabemos o que é espionagem, pois não sabemos o mais importante: o que espionar.
Não adianta fazer uma infiltração perfeita sem saber onde agir. Ou seja, nem toda informação é fundamental.

Porém é necessário os dados cruciais – Quem é, onde mora, como se movimenta, onde frequenta rotineiramente e quais são suas capacidades – o resto deve ser descartado para não confundir. Mas outro fator que pode ser considerado crucial é o tempo, afinal de que adianta você saber que vão mandar sua cidade pelos ares depois que todas as bombas já estão instaladas?

O exemplo perfeito é Julio César (e sua equipe de investigadores) sabia que seria traído, sabia que estavam planejando assassina-lo, mas não teve a informação que quem faria isso, seria Brutus, seu sobrinho... essa mesma equipe que conseguiu a vitória de César contra Pompeu alguns anos antes, dessa vez cometera um erro fatal.

No Brasil.

O Brasil não tem grandes nomes das investigações, mas teve grandes acontecimentos de espiões políticos e militares, principalmente durante a ditadura militar. Mas atualmente é mais usado por empresas, para o campo da imprensa, e de publicidade e marketing. Como foi a polemica entre os Reality Shows dos programas Casa dos Artistas e Big Brother Brasil que, segundo estatísticas, o BBB teria sido lançado primeiro porém devido alguns problemas com pagamentos, os Artistas entraram primeiro no ar. Gerando toda a Polemica.

Também não se pode esquecer que as grandes escolas de espionagem e investigação tiveram grande inspiração na Grécia, ou melhor, em um grego: Argus, um semideus espião. Segundo a lenda: Argus vivia na península de Peloponeso e então criou uma rede de investigação que atingiu toda a Grécia. O deus Júpiter ficou interessado e tornou Argus responsável por investigar o Olimpo, dando-lhe 100 olhos. Mas Argus foi enganado e assassinado por Plutão. E o herói que inspirou a palavra argúcia teve o trágico fim, assim como muito ao longe dessa história.


AMANHA... CONHEÇA ALGUNS APETREÇOS DA VIDA REAL... NÃO ERA SÓ JAMES BOND QUE USAVA CACHIMBOS QUE DÃO TIROS OU SAPATOS QUE FAZEM LIGAÇÕES NEM CANETAS QUE DÃO CHOQUE... AMANHÃ OS APETREÇOS DOS ESPIÕES!!!

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Poxa muito legal mesmo este artigo que você fez, esta de parabéns. Tirei ate algumas informaçoes para complementar no meu trabalho do Curso.