domingo, 21 de junho de 2009

Quando Jornalismo Começa a Virar Culinária

O “estimado” STF (Supremo Tribunal Federal) fez uma alegoria para nosso país na semana passada ao votar desnecessário o diploma para jornalistas exercer a função. Caso no mínimo questionável, afinal, jornalismo não é só saber encaixar direitinho algumas palavras com pensamentos, ou dominar português. Jornalismo é comunicação, jornalismo é um estilo de vida, assim como medicina, direito e muitos outros cursos que se tornam não só uma profissão, mas uma função de sobrevivência (assim como respirar).

O que me alegra e entristece ao mesmo tempo é ver que grandes empresas vão exigir, ainda assim, ensino superior no currículo para que alguém se torne jornalista. Porém o ensino superior pedido não será necessariamente na área de comunicação social, assim, um estudante de medicina (que tem que ficar se atualizando em conhecimentos a vida inteira) poderá escrever um jornal, coisa que ocupará todo seu tempo, e se tiver sorte será conhecido pelo menos um pouco como um médico (o seu verdadeiro sonho).

Pra falar a verdade prefiro agora chamar o STF, não mais de Supremo Tribunal Federal, mas de, “Sonhos Tirados à Força”, afinal, estamos no Brasil: o país onde jornalismo começa a tornar-se culinária.

Nenhum comentário: